A influência da iluminação nas cores
Iluminação fria
LUZ FRIA
A partir de 5.500K: temos a luz branca fria, de aparência mais azulada. Essa luz a capacidade de produzir mais lúmens se comparado ao branco quente, por isso deve ser usada em ambientes que se necessitam de um nível maior de atenção para a realização de tarefas. Como cozinhas, lavanderias e escritórios.
Iluminação quente
LUZ QUENTE
Valores mais baixos, de até 3.500K: correspondem a uma luz branca quente, sendo ela aquela tonalidade mais amarelada. Muito famosa e associada às lâmpadas incandescentes, o branco quente tem como característica deixar o ambiente com aspecto de maior relaxamento, pelo fato de produzir um pouco menos de lúmens se comparado ao branco frio. Essa tonalidade é perfeita para quartos, salas de estar e jantar e também para espelhos e camarins, pois essa tonalidade tem a capacidade de manter as cores mais naturais, como por exemplo, deixar a cor do alimento com aspecto mais saboroso ou o tom da pele em sua cor mais natural
Iluminação neutra
LUZ NEUTRA
Valores intermediários, entre 3.500K e 5.500K: são de luz branca neutra, seu tipo de luz se aproxima mais da luz do dia. Ilumina naturalmente os ambientes internos e externos sem distorcer as cores reais dos objetos.